domingo, 16 de setembro de 2007



(...) os grandes mitos são grandes porque representam e incorporam grandes verdades universais, mas o mito do amor romântico é uma terrível mentira. É possível que não se possa prescindir dessa mentira, pois é ela que assegura a sobrevivência da paixão que leva ao casamento. Mas, como psiquiatra, lamento - quase que diariamente - a terrível confusão e o sofrimento que este mito provoca. Milhões de pessoas desperdiçam uma imensa quantidade de energia tentando, desesperada e inutilmente, amoldar a sua vida real a esse mito irreal.



M. Scott Peck

5 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto-me a mim mesmo!Este psiquiatra é inteligente ou apenas chega a uma conclusão que todos sem excepção algum dia,alguma determinada altura,chegamos!
Não há mitos perfeitos reais ou irreais são apenas isso,MITOS!
Todo o Ser Humano desperdiça energia inutilmente,quantos de nós não nos esgotamos em tentativas goradas com o passar do relógio?
Eu sou apenas um ser Imperfeito do menos perfeito que possa existir neste mundo de contradições,se acredito no Amor?Sim!No Meu e no que eu ofereço!
Faço o que Eu quero e acredito naquilo porque luto!Ou estaremos de luto sobre uma morte anunciada!(o amor romantico)

dreams.and.nigthmares disse...

ANGEL:
Mitos são isso mesmo,mitos apenas,irreais,histórias da carochinha,primeiras tentativas de explicar a realidade embuindo-as de um caracter fabulástico,nao racional,e sem quaLquer argumento pra suportar a sua interpretaçao.
Ora,o amor romantico é complexo,e sobre esse prefiro nao me alongar.Mas posso dizer que concordo com o Scott Peck.
Sobre o amor em geral,concordo consigo,acredito no que dou e recebo,mas este nao tem de ter um caracter romantico,lá está.
E não ,nao passei por nenhum trauma que me incapacitasse de acreditar.
Acredito na paixão ,essa sim,mas essa geralmente dura pouco,e desaparece depressa.
Beijos

Anónimo disse...

Noto em si uma extrema indepência e uma cabeça que sabe o que quer e defende com lealdade os seus ideais.Permita me que discorde de si e não me reveja totalmente nalguns dos seus comentários,mas antes deixo aqui uma pergunta pertinente.No seu comentário resposta sentiu necessidade de sublinhar o seguinte "E não ,nao passei por nenhum trauma que me incapacitasse de acreditar.",ora,estamos perante uma afirmação consciente ou uma inconsciencia do que pensa consciente?Por qualquer motivo você sublinhou a sua ideia transcrita atrás!
Voltando atrás e não querendo já esgotar o "texto" correndo o risco de passar por abusador ,até porque de certo teremos muitas oportunidades de discutir muitos assuntos que pela sua complexidade nos fogem entre os dedos daquilo que é racionalmente explicável,deixo aqui apenas uma ideia,Eu vivo Apaixonado e a paixão depende do fascínio que temos por nós e do fascinante mundo que temos para dar diariamente a quem está ao nosso lado.A Paixão somos nós.
Atentamente Angel

dreams.and.nigthmares disse...

Angel:
Sempre perspicaz :)))
Ora,a minha afirmaçao foi intencional e consciente. Motivo: geralmente quando há um desvio comportamental em relaçao aos demais,e aos parametros que a sociedade impoem,considera-se que,das duas uma,ou estamos perante um louco a precisar de medicaçao,ou por outro lado explica-se a diferença com recurso ao trauma.O que não é o caso. Não ha traumas,ha razoes.Razoes nao enquanto sinonimo de motivos,mas sim enqto sinonimo de recionalidade,pensar conscientemente nas coisas.
Quanto á paixao,bem quanto á paixao existem uma serie de palavras que a poderiam definir,mas é concerteza o sentimento mais intenso que conheço e o que mais aprecio,sem duvida.
E sim tb vivo apaixonada por mim.
Aliás,gostar de nós próprios primeiro é meio caminhado andado para podermos gostar dos outros.

Beijinho.E QUERO-O CÁ SEMPRE!OUI? :))))

Anónimo disse...

Hoje saio da cadeira onde todos os dias me sento,completamente alheio ao tempo,ás pessoas á minha volta,ao relógio fiel que trago no pulso que não pára de me dizer "já vais um segundo adiantado",saio e percorro o corredor que me leva á saída,ou direi antes entrada de outro mundo?
Direcciono-me no sentido do carro,sem pensar que é preciso uma chave para o abrir,tudo automático:processos mecânicos inerentes a nós,não pensados e tão importantes que nos passam despercebidos por tão fundamentais que são!
Percorro o mesmo caminho de todos esses finais de tarde,porventura passarei pela mesma natureza,pelas mesmas árvores que no seu entediante tempo se entreterão a contar os objectos metálicos que vão passando apressados,relaxados... há de tudo...
...Entro no café...as mesmas cadeiras,as mesmas pessoas que até não as sendo,nos são.
Saio do meu Mundo e deixo me levar pela curiosidade...
..."que chuva,a fruta este ano vai toda ao ar"...
..."estas trovoadas metem me medo,Deus queira que passe este Temporal"...
..."hoje o outro não aparece..."
Banalidades,conversas de circunstância,outro mundos...que não o meu necessariamente.
Chegam os meus fiéis companheiros ainda a minha chávena de café vai a meio,não meio cheia mas meio vazia...A conversa prolonga-se mas hoje ao contrário de outros dias não me concentro,não me importa porque dei por mim a olhar para o tempo,tive vontade de calar os meus companheiros de sempre e dizer-EU AMO-VOS;mas continuei a fixar o meu olhar no tempo lá fora,no vazio...naquele momento que não quer chegar!
"Tenho feito tudo mal"-penso para comigo.Apenas tenho sido narrador da Nossa História!
Atentamente Angel