segunda-feira, 29 de outubro de 2007




Pega no telefone e liga-lhe, não tens nada a perder. Diz-lhe que tens saudades dele, que ninguém te faz tão feliz, que os teus dias são secos, frios e áridos, como um deserto imenso, sem oásis nem miragens, sempre que não estão juntos. Pega no telefone e liga-lhe. Se ele não atender, deixa-lhe uma mensagem. Ou então escreve-lhe um sms a dizer que queres estar com ele. Não te alongues nem elabores, os homens nunca percebem o que queres deixar cair nas entrelinhas. Tens de ser clara, directa e incisiva. E não podes ter medo, porque o medo é o maior inimigo do amor. Cada vez que deixares o medo entrar-te nas tuas veias, ele vai gelar-te o sangue e paralisar-te os nervos, ficas transformada numa estátua de sal e morres por dentro. A vida é uma incógnita, hoje estás aqui, amanhã podes ficar doente, ou cair-te um piano em cima quando fores a andar na rua. Ainda há pessoas que atiram pianos pela janela, sabias? Nunca se sabe como será o dia de amanhã, por isso não percas tempo e pega no telefone e liga-lhe. Tenho a certeza que ele te vai ouvir, tenho a certeza que ele te vai ajudar, tenho a certeza que ele, à sua maneira - e é tão estranha a forma como os homens gostam de nós - ainda gosta de ti. Mesmo que já não te ame, ainda gosta de ti, como tu vais aprender a gostar dele, quando a vida te obrigar a desistir deste amor. Ele está longe, mas olha para ti por entre memórias, presentes e flores. À noite, entre sonhos alterados pelo álcool e as drogas leves, tu apareces-lhe na cama e ele volta a sentir o cheiro da tua pele e volta a amar-te com todas as suas forças. Ainda que não acredites, tu viverás para sempre nele, tal como ele vive em ti, na memória das tua células, num passado que pode ser o teu escudo, mesmo que não seja o teu futuro. Pega no telefone e liga-lhe. Fala com ele de coração aberto, diz-lhe o que queres ver, chora se for preciso, pede-lhe que te diga se sim ou se não. Se for preciso, por mais que te custe, pede-lhe para escrever a palavra NÃO. Pede-lhe uma resposta para o teu coração. Mais vale saberes que acabou tudo do que viveres com as laranjas todas no ar, qual malabarista exausto, sem saberes nem como nem quando elas vão cair. Mais vale chorar a tristeza de um amor perdido do que sonhar com um oásis que se tranformou numa miragem. Pega no telefone e liga-lhe. Liga as vezes que forem precisas até conseguires uma resposta, a paz de uma certeza, mesmo que essa certeza não seja a que desejavas ouvir. Mas não fiques quieta, à espera que a vida te traga respostas. a vida é tua, tens de ser tu a vivê-la, não podes deixar que ela passe por ti, tu é que passas por ela. E quando todas as laranjas caírem, apanha-as com cuidado, guarda-as num cesto e muda de profissão. O circo é para quem não tem casa nem país, não é vida para ninguém. Guarda as laranjas num cesto, leva-as para casa e faz um bolo de saudades para esquecer a mágoa. E nunca deixes de sonhar que, um dia, vais encontrar alguém mais próximo e mais generoso, que te ensine a ser feliz, mesmo com todas as pedras que encontrarem no caminho. Larga as laranjas e muda de vida. A vida vai mudar contigo.







Margarida Rebelo Pinto in 'Vou contar-te um segredo'

7 comentários:

IandU disse...

"Não te alongues nem elabores, os homens nunca percebem o que queres deixar cair nas entrelinhas. Tens de ser clara, directa e incisiva." - os homens percebem, querem é ouvir as directas,e não das voltinhas ;)

"Ele está longe, mas olha para ti por entre memórias, presentes e flores. À noite, entre sonhos alterados pelo álcool e as drogas leves, tu apareces-lhe na cama e ele volta a sentir o cheiro da tua pele e volta a amar-te com todas as suas forças." - certissimo, mas não é preciso, o álcool e drogas leves.

Não gosto muito desta escritora mas gostei do texto, já agora qual é o livro dela que tem isso?
BeijoKas

Helena Magalhães disse...

Ja li bocados deste excerto tantas vezes, e sim, também me identifiquei mt com eles em diversos momentos. São verdades que todos sentimos mas que custa a exprimir por palavras nossas.
Estou a ver que andas ai num turbilhao de sentimentos e contradiçoes! Faz como ela te disse, Vive a vida pq é tua e mais ng a vai viver por ti.
Nascemos sem pedir e morremos sem querer, APROVEITA O INTERVALO :)

dreams.and.nigthmares disse...

i&U:
Razão. já emendei. foi lapso meu. O livro é o " Vou-te contar um segredo".
Eu gosto das coisas que ela escreve,gosto porque vejo autenticas autobiografias em todos os livros,pode até nem ser,mas...
e porque ela tem a capacidade de exprimir sentimentos femininos com uma autenticidade unica e que generalizando,poderia bem ser a história de uma qualquer mulher. Não é por acaso que os temas dela são sempre o amor.Não e por acaso tambem que vemos em todos os livros mulheres supra dependentes emocionalmente falando :) digo eu...
bem ,o conselho serve para ti. Liga-lhe.
beijos

Helena de Tróia:
Eu nao ando num turbilhão,eu sempre andei :) Sou assim,cherry,com tudo e com nada :)
entre o querer e o poder,entre a razao e a vontade.
Mas o texto não era para mim,como nunca nenhum é,são pedaços,sao recados,são uma serie de coisas de dificil percepçao. Nunca me analises assim,eu complico,nao sou assim tão básica,dou voltas e voltas,e se tu deres tambem lá chegas. Mas nada do que aqui deixo é preto no branco,nao facilito ;)
Tenho de ir espreitar o teu,prometi que nao me ausentava mas ja ando a falhar.Mas tenho andado tão ocupada...
bejinho lindona :)

IandU disse...

Não é só ligar ;)

Então os textos não têm nada a haver com o pensas e vives? Então para que o fazes? Excertos? :/

dreams.and.nigthmares disse...

óh I&U,claro que tem a ver com o que penso e vivo,tens é de lhes dar muitas voltas para chegares a mim,ou áquilo que realmente é.
Eu sou só esquemas,e adoro jogos psicologicos.É claro que todo e qualquer texto que aqui surge,surge por algum motivo,e claro que assinaria todos,mas nem sempre os momentos correspondem ao presente,nem sempre sao tao lineares assim. Sem anonimato ou mesmo com ele,achas mesmo que me expunha assim tão facilmente? nope,assim era two easy. e eu gosto de complicar ;)
beijos

IandU disse...

só quem está perto de ti é que sabe, por mais voltas que alguém dê, senão te conhece realmente não chegará lá ;) Não é preciso andar com esquemas :D
It's easy know something, difficult it´s go there!

dreams.and.nigthmares disse...

I&U:
Nem quem está perto... :)